top of page
  • Foto do escritorAthis Pr

BOXE - UM MEIO PARA VÁRIOS FINS

Atualizado: 14 de jan. de 2023

1 - OBJETIVOS - Objetivo Geral Oportunizar a evolução do esporte, dos esportistas e da sociedade como um todo, através da disseminação de conteúdo técnico específico, pratica competitiva e transversalidade experiencial dentro das gamas esportivas e culturais brasileira. Evitando seletividade e hipercompetitividade, contribuindo assim para o desenvolvimento integral do individuo. - Objetivo Específico Apresentação de seminário técnico no estilo TedTalks, dentro da temática do boxe, agregando nas apresentações áreas de necessidade para o desenvolvimento do esporte: Área técnica, Arbitragem, Preparação Física, Nutrição, Psicologia, Instrumentalização educacional, Escrita projetual e Gestão administrativa. Execução de evento competitivo dentro das categorias existentes, e também dentro do formato de apresentação e aberto aos praticantes que desejam fazer a experimentação de suas práticas em modo competitivo, tendo o mesmo intuito estabelecido nas corridas de rua. Execução de evento de transversalidade esportiva e cultural, através de oficinas com temáticas específicas, prática Musical, Circense, Dança, Alongamento, Taishisuam, práticas alternativas de prevenção de saúde.

2 - METAS - Quantitativas | Estabelecer calendário de eventos anuais. Calendário este com três etapas classificatórias e uma etapa final, todos os eventos contendo os três núcleos de trabalho, seminário técnico esportivo com foco no boxe, competição dentro das categorias estabelecidas e oficinas abertas á comunidade dentro da transversalidade cultural e esportiva. - Qualitativas | Agregar valor ao nicho esportivo, ampliando as possibilidades de atuação e prática do boxe dentro da sociedade paranaense, tanto em quesitos técnicos como dentro das questões administrativas. Oportunizar local de auto avaliação das técnicas, e das construções coletivas realizadas e colocadas em discussão nos seminários, dentro do ambiente competitivo. Gerar ambiente de experimentação de múltiplos formatos culturais, não somente no aspecto de consumo, mas também perspectiva de produção e construção de novos aspectos da cultura brasileira

3 - JUSTIFICATIVA Todo esporte tem seu ponto de acréscimo na saúde e bem estar de seu praticante, porém alguns esportes precisam de estruturas de prática, sejam elas dentro dos treinos ou eventos competitivos, visto as corridas de ruas, promovidas justamente para estabelecer estes locais de incentivo a prática, com a permeabilidade do esporte temos o acréscimo ao próprio esporte e a cultura local, nossa sociedade ainda carece dessa perenidade na prática esportiva.

A falta é estabelecida justamente por situações de baixa oportunidade de permear o esporte, uma boa amostra dessa falta de perenidade é a prática do tênis de quadra, que teve sua valorização e ampliação na prática esportiva, quando obtivemos um jogador dentro das elites competitivas internacionais, mas que só permaneceu enquanto havia um foco esportista. Assim aconteceu também com o boxe em determinados momentos da história, com Éder Jofre em 70, Maguila nos anos 80, Popó nos anos 90, e no cenário paranaense os nome de Macaris do Livramento e Rosilete Santos aparecem de forma significativa para o boxe, porém, assim como dentro do tênis, apenas enquanto havia foco existiam fomentos, e ainda assim de forma precária, pela falta de adesão da sociedade ao esporte.

O projeto vem buscar soluções, para problemas que fazem parte de questões primárias para o esporte e seus praticantes, como a precariedade esportiva em questões técnicas, administrativas, financeiras, difusão do próprio conteúdo gerado pelo esporte, a falta de possibilidade competitiva regional, baixo uso de seu conteúdo dentro dos aspectos educacionais, e outros inúmeros locais, que dentro do evento serão abordados com a premissa de resolução dos mesmos, para com isso alcançar uma permeabilidade e adesão maior do esporte dentro da sociedade. O evento tem como intenção de resolução concomitante, a permeabilidade da sociedade em outros locais de produção cultural, como musica, teatro, circo, dança, e outras experimentações corporais que normalmente a sociedade não tem acesso, como instrumento de auto observação, e ampliação de suas possibilidades como cidadão. Nossa sociedade tem um histórico de consumo cultural, mas o fomento de uso dessas tecnologias sociais não estão no foco da experienciação nem da produção cultural, mas apenas, consumo. A meta é oportunizar a experimentação dessas formas de se observar, e utiliza-las como técnicas de comunicação, em resposta aos anseios de fala que esta constantemente em ebulição em áreas periféricas das cidades.

4 - BENEFICIÁRIOS Em primeira instância o alvo de atingimento é a comunidade local e perimetral ao evento, levando as possibilidades de observação e experimentação dos objetos propostos. Em atingimentos secundários, porém não menos importante, os atletas praticantes, técnicos, administradores de academias, profissionais adjacentes a prática em sua plenitude do esporte como nutricionistas, psicólogos. Assim como os artistas locais em suas oficinas aplicadas junto ao evento. Não havendo seccionamento em nenhuma estratificação social, o evento poderá ser permeado por qualquer cidadão disposto a participar, seja como consumidor cultural, ou como participante das oficinas oferecidas.

5 - LOCAL A ser definido, com as possibilidades ainda sendo viabilizadas (24/11/2022) - Parque Olímpico do Cajuru

6 - ESTRATÉGIA DE AÇÃO O evento se desenvolverá em três núcleos específicos 6.1 - SEMINÁRIO O seminário terá um aspecto de amostragem das possibilidades, que estão disponíveis a serem acessadas para o desenvolvimento do esporte, dos esportistas, dos técnicos e administradores que trabalhem com o boxe, a previsão é de buscar nomes que possam agregar valor aos participantes dentro das áreas:

ÁREA TÉCNICA - CRISTIANO SIMÕES

ARBITRAGEM - MICHELE

PREPARAÇÃO FÍSICA - DIOGO RIBEIRO

NUTRIÇÃO - YESUDIAN

PSICOLOGIA - IGOR

INSTRUMENTALIZAÇÃO EDUCACIONAL -

ESCRITA DE PROJETOS - GISELE LIVRAMENTO

GESTÃO ADMINISTRATIVA -

6.2 - COMPETIÇÃO DE BOXE O evento será distribuído em sete cards (lutas), sendo duas lutas iniciais de apresentação, quatro lutas intermediárias e uma luta final. O evento competitivo será executado através dos serviços da NBBr e da academia MWBoxe. 6.3 - OFICINAS

OFICINA MÚSICAL - MATHEUS

OFICINA CIRCENSE - CAMILLA MARA CEQUINEL

OFICINA DE DANÇA -

OFICINA DE ALONGAMENTOS - MICHELLE

OFICINA DE TAISHISUAM -

OUTRAS MODALIDADES ESPORTIVAS (PELO MENOS DUAS PARA ALÉM DO BOXE)

7 - METODOLOGIA Núcleo 01 – Competição

A competição terá como intuito para além das lutas de avaliação de nível do competidor, o levantamento de profissionais e/ou amadores com interesse em adentrar em banco de dados para futuras competições, com descrição de características de categoria e pretensões esportivas junto ao boxe.

Com isso poderá se criar um banco de dados aberto que poderá ser utilizados por profissionais que desenvolvem competições dentro do estado do paraná, se utilizando do mesmo para convidar os competidores a participarem de eventos, gerando score de avaliação e assim evoluir o nível da percepção do esporte dentro do estado.

Núcleo 02 – Seminário

O seminário trará informações que se desenvolverá em apresentações curtas com amostragem das possibilidades de utilização do conteúdo amostrado, com avaliações individuais e abertas a questionamento, e com posterior formulário a ser preenchido com as maiores necessidades observadas pelos participantes, assim gerando uma visão sobre a demanda e as possibilidades de aprofundamento em posteriores eventos focados nas necessidades apresentadas.

Núcleo 03 – Oficinas

Com as oficinas multiculturais busca-se a transversalidade de conhecimentos, transpondo novas formas de experimentação para os desportistas e os artistas integrados ao evento, e levar a sociedade a possibilidade de se experimentar em formas artísticas que ainda não tiveram a oportunidade de permear.

Durante o evento, será feito levantamento através de questionários previamente elaborados, junto aos participantes escolhidos aleatoriamente, avaliando a percepção do mesmo junto a oficina experienciada e também ao final será feito uma avaliação de percepção do profissional sobre o evento como um todo.

Com isso poderá ser observado o nível de percepção da sociedade sobre o conteúdo amostrado, e assim gerar demanda de oficinas específicas, e junto aos profissionais trará uma elevação sobre a visão do conteúdo que poderá ser utilizado e/ou ampliado para o mesmo gerar novos projetos pessoais de aula e/ou apresentações.

8 - ORÇAMENTO

 

REUNIÕES DE DESENVOLVIMENTO INICIAL

 

REPRESENTANTES DA FEDERAÇÃO DE BOXE PARANAENSE

MWBOXE

NBBr e MWBOXE

MICHELLE ARBITRAGEM

IGOR PSICOLOGIA

GISELE ESCRITA DE PROJETO

DIOGO PREPARAÇÃO FÍSICA

CAMILA CEQUINEL OFICINA CIRCENSE

MATHEUS OFICINA DE MUSICA


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page