HISTÓRICO DE FUNDAÇÃO:
O projeto ATHIS.PR tem seu início em dezembro de 2017, com a abertura da chamada Pública de Apoio Institucional, que visava à seleção de projetos a serem apoiados pelo CAU/PR na modalidade Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, dentro do Edital de nº 01/2017.
A proposta advém da entidade sindical Sindarq.PR, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná, e tem como base propositiva a Lei Federal 11.888/08, que visa o atendimento gratuito de familias com renda máxima de até três salários mínimos, dentro das áreas de Arquitetura & Urbanismo e Engenharia.
A estruturação inicial previa três frentes de atuação:
- Abrir frentes de conversa e parcerias junto as secretarias governamentais, com a intenção da troca de informações para dirimir os possíveis conflitos existentes. Possibilitando assim, também o acesso aos fundos existentes para a execução dos projetos, e gestão dos profissionais alocados.
- Formatar parcerias junto as entidades, sendo elas profissionais, educacionais e ou organizações sociais.
- Formatar parcerias junto as entidades privadas, financeiras, e de captação de recursos para execução de projetos com cunho social. Viabilizando subsídios para a gestão e manutenção do projeto, e recursos financeiros, materias e humanos (mão de obra) para a execução dos projetos propostos.
Etapas temporais da estruturação inicial:
Fevereiro de 2018
-
Levantamento de local a ser aplicado
Para a definição do local inicial dos atendimentos, foi tomado por base algumas premissas conceituais que já haviam sido estabelecidas dentro do projeto.
- Paricipação das instituições de ensino locais;
- Redução de custos logísticos;
- Possibilidade de uso de decreto normativo voltado a
regularização facilitada de edificações;
- Indice de consolidação social;
- Situação arquitetônica local;
- Vulnerabilidade social
- Situação sócio econômica
- Contexto étnico racial
- Responsabilidade familiar feminina
O conjunto de informações levantadas, resultou na área de atendimento inicial.

CAJURU
VISITA AO LOCAL
Todo o calendário previsto inicialmente, fora postergado em um mês, devido as complicações na assinatura de contrato junto a entidade do CAU.PR.
Porém os trabalhos de planejamento e articulações tiveram continuidade, dentro dos meses de fevereiro e março.
A estratégia do projeto tinha como objetivo trazer as entidades de classe profissionais, secretarias municipais, e entidades de ensino.
Fomentando assim a conversa entre os agentes propositivos, legislativos e executivos de todo o processo que envolve a prestação de serviços de arquitetura & urbanismo e engenharia.
ENTIDADES DE CLASSE ENVOLVIDAS
SINDARQ.PR
CAU.PR
FNA
SENGE.PR
IAB.PR
ENTIDADES DE ENSINO
UNIBRASIL
UTFPR
UFPR
POSITIVO
CESUMAR
SECRETARIAS MUNICIPAIS
FAS
COHAB
SMU
IPPUC










![]() JULIOCurrículo Júlio César P. S. Kajewski | ![]() FABIO |
---|---|
![]() ELISA | ![]() MILTON |
![]() ISABELLA | ![]() KELLEN |
![]() SARA | ![]() VINICIUS |
![]() DANILO | ![]() MÁRCIA |
![]() ISABEL | ![]() BRUNO |
![]() MARCELO | ![]() ISABELE |
GESTORES BASE
Júlio César P. S. Kajewski
Elisa Detzel Bernert
Fabio Remuszka
COLABORADORES
Milton Carlos Z. Gonçalves
Isabella Soares Nascimento
Kellen Bellon
Sara Regiane Chornobai
Vinicius Raphael da Silva
Danilo Guimarães Correia Alves
Marcia Keiko Ono Adriazola
Isabel Borba
Bruno de Oliveira
Marcelo Caetano Andreoli
Isabele Ormeneze Janoski
No processo de formulação de equipe para gestão e atendimentos, trouxemos em recomendação do arquiteto Fabio Remuska a profissional Aline Rocha, Vice-Diretora e Coordenadora de Ação Social no projeto Soluções Urbanas, com a intenção de aprimorar tecnicamente a equipe que estava formatada até aquele momento:
-
Identificação de local para implementação de escritório para atendimento
Os atendimentos a comunidade ficaram estabelecidos no endereço da própria União.
R Nagib Da Silva, 86 | Curitiba - PR | 82930-445
Telefones | (41) 3039-4127 | 9122-5169
Março a Julho >>> Maio a Setembro
-
Atendimentos
Para os atendimentos, foram criados materias e procedimentos iniciais a serem utilizados, específcos ao munícipio de Curitiba. Tendo em vista, que cada munícipio tem as suas próprias características organizacionais de gestão junto as suas secretarias, que regulamentam e fiscalizam as questões habitacionais e urbanas.
A palestra e a dinâmica realizadas, trouxeram novas perspectivas de aproximação junto a comunidade para o projeto, e com isso uma nova data para o início dos atendimentos na comunidade.
-
Contato com agentes locais para identificação de famílias passíveis ao atendimento
O contato junto aos líderes comunitários da região aconteceu de forma expontânea, os profissionais Júlio César P. S. Kajewski e Elisa Detzel fazendo parte de reunião ordinária do Concitiba, após apresentação do projeto abriram conversa junto ao conselheiro Neemias Portela, presidente da União das Associações de Moradores Clube de Mães Entidades Beneficentes, Esportivas E Sócias (Uamcebes), e com Regina Lima – presidente na Associação Moradores E Amigos Da Vila Jerusalém (Amaj), onde se formatou a parceria do projeto junto a União.
Abril de 2019
-
Devolutiva de projeto ao financiador
Em abril de 2019, foi feita apresentação devolutiva de resultados alcançados, com chamamento público para participação, a gravação e distribuição em vídeo porém não foi encontrado para a vinculação neste. A apresentação se deu no mesmo dia da apresentação do economista Eduardo Moreira, que tratou de questões de viabilização de ATHIS. As datas de chamada para a palestra de devolução, estão com a data de 2018 e ainda não temos retorno sobre qual o erro acometido! -
Para maiores informações sobre o projeto original acesse: ATHIS.CWB
O QUE ESTA SENDO DESENVOLVIDO NO MOMENTO
Após entrega dos trabalhos desenvolvidos ao final de 2018, não houve mais adição de valores para a continuação dos trabalhos, porém os mesmos continuam sendo desenvolvidos desde seu início, juntamente com a representante e articuladora local Regina Lima, e a associação AMAJ.
Porém, hoje sem financiamentos o desenvolvimento dos atendimentos se tornaram mais lentos, e com outras características, que seguem evoluindo juntamente com o website aqui apresentado, sem vinculo com as entidades governamentais, sem vinculo com organizações políticas, sem vínculos com entidades sindicais e sem vínculos com entidades de classe.
Hoje somos totalmente independentes e ainda necessitamos de ajuda, pois o serviço é de extrema utilidade, e em alguns locais de extrema urgência.


